colu

Engole o Choro

0 Flares 0 Flares ×

Parem de odiar as meninas!

“Ainda bem que Deus me presenteou com um menino, porque eu não suporto nhem-nhem-nhem.” Eu li isso, voltei e li de novo. Voltei de novo pra ter certeza de que não tinha sido alguém que eu conhecia a autora dessa máxima — não era, ainda bem. Mas, ainda assim, eu fiquei bem puta. Por que é tão horrorosa assim a ideia de criar uma menina?

Sabe, vejo muita mulher aí orgulhosona dos seus garotos, achando absolutamente tudo que eles fazem genial e morrendo de pena das “mães de menina”. Porque menina é muito enjoada, porque menina é manhosa, porque menina tem que andar sempre muito enfeitada, porque menina faz drama, porque menina vai… (atenção para a pérola das pérolas) dar trabalho.

Eu queria realmente saber se todas essas sábias são desse jeito. Ah, sim… não sei se elas sabem, se esqueceram, mas o fato é que toda mãe um dia foi uma menina. Lembrou? Então vamos começar do começo. Se somos todas mulheres, por que é que você despreza as meninas? Quem foi que te ensinou isso tudo sobre meninas? Se você não gosta de nhem-nhem-nhem, de manha, de enfeite, drama etc. etc. etc., o que te leva a crer que a sua filha seria desse jeito? Não é uma questão de, veja que simples, não criar a sua filha desse jeito?

“Ai, menino é muito mais tranquilo, você veste uma blusa e um short e tá pronto.” Gente! GEN-TE! Qual a cláusula do seu contrato de maternidade que te impede de vestir a sua filha de forma simples? Onde é que tá escrito que precisa colocar bolsa, pulseira, óculos, batom? Ah, mas você gosta? Acha que fica mais ‘feminino’? Vou deixar você refletir, tá?

“Ai, mas menino não tem drama, com menino a gente resolve e pronto.” E você já parou pra pensar que você resolve as coisas com seu filho exatamente porque você ensinou que as coisas têm que ser resolvidas? Peloamordedeus, minha filha, é você que cria, é com você que ele aprende a viver!

Essa coisa de mulher dizendo que não gosta de mulher é tão uó! Você acha homem mais maneiro? Homem não fica dizendo que não gosta de homem, né? Que homem é chato, que prefere ter amiga a ter amigo… Por que será? Será que, pelo menos um pouquinho, não foi a mamãezinha dele que buzinou a vida inteira que mulher é um bichinho muito difícil de lidar?

Deixa eu contar uma coisa pra você: somos todas mães de CRIANÇAS, mas, se você não parar de ensinar pro seu filho como menina/mulher é chata e começar a se ligar, vai acabar tendo em casa um machistinha da melhor qualidade. E, olha que pena, você continua sendo mulher.

Leticia Lamas é jornalista e mãe de dois. Escreve neste espaço às sextas-feiras. E-mail: lamasleticia@gmail.com

 

Imagem: “Mother and Child (Cherries)”, de Frederic Leighton

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×