colu

Engole o Choro

0 Flares 0 Flares ×

S.O.S

Eu demorei um ano para deixar meu filho assistir ‘Galinha Pintadinha’. Não que eu tivesse alguma coisa específica contra o desenho em si, mas eu de fato me planejei para ser a mãe mais especialista em entreter uma criança de todos os tempos. E era musiquinha, era brinquedinho, era tudo. Mas eis que, um dia, eu estava cansada. E, deuses!, como eu precisava ficar só um pouquinho jogada no sofá… E aí eu deixei ele ver. Achei aqueles os 30 minutos mais bem empregados da minha semana.

Antes de ele nascer, havia um discurso aqui em casa de que chupeta não seria necessário… E até hoje posso ouvir um superamigo meu morrendo de rir da nossa cara, assim que viu meu bebê com uma chupeta maior que a cara dele inteira.

Maternidade é incrível, como eu mesma disse e repito, mas cansa. E cansa muito. Por mais que você seja muito criativa e ame seu filho, tem uma hora que você só precisa fechar o olho… e isso não é pecado. Vejo muita gente torcendo o nariz pra mãe que admite deixar o filho ver televisão, porque o filho usa chupeta, porque dorme com um brinquedo, porque não come só alimentos orgânicos… como se essa criança estivesse condenada a ser um total idiota pra sempre. Ah, sabe? Que preguiça!

Eu não sei, não, mas eu acho que mãe que julga mãe tá sempre cuspindo pro alto. Porque, né, Brasil… a não ser que você seja perfeita, uma hora você vai precisar de uma ajudinha. Até acredito que exista a perfeição, mas, por enquanto, pra mim, tá igual caviar — nunca vi nem comi etc.

Então, minha filha, o conselho que eu te dou, mesmo sem que você tenha pedido, é: aceita. Seja a bendita galinha na TV pra você conseguir tomar um banho, comer ou qualquer outra coisa desse tipo, seja sua mãe que vai passar umas horinhas com o neto (e mimá-­lo bastante) pra você ir ao salão, seja o que for que te permita ter um tempo pra você.

Reconhecer que eu precisava respirar um pouco também foi importante porque, assim, eu consegui até ser uma mãe melhor, mais disposta. O seu filho não vai virar um idiota, nem você vai deixar de ser uma supermãe. Vai tudo ficar bem, eu juro! Agora vai descansar!

Leticia Lamas é jornalista e mãe de dois. Escreve neste espaço às sextas-feiras. E-mail: lamasleticia@gmail.com

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×