cine

Que a Força esteja com elas

0 Flares 0 Flares ×

Sabe aquele estereótipo do nerd? Uma pessoa atrapalhada e com dificuldade de integração social? Esqueça. Se já foi verdade, aconteceu há muito, muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante. Mas nem se atreva a dizer isso, pois os nerds assumidos defendem a qualidade e originalidade incontestável da saga criada por George Lucas e sempre se reúnem para mostrar que a Força – com efe maiúsculo mesmo – ainda tem o seu poder. O último encontro dos fãs de Star Wars aconteceu no Planetário da Gávea, no último fim de semana de novembro, na 11ª edição da JediCon Rio, o maior e mais antigo encontro de geeks, cavaleiros Jedi e quem curte ficção científica.

O encontro, que não aconteceu no ano passado por falta de verba, foi realizado a menos de um mês do lançamento do novo filme da série, “Star Wars – O Despertar da Força”, a partir de uma ‘vaquinha virtual’, que arrecadou cerca de R$ 40 mil para abrir as portas da JediCon, com contribuições de mais de 500 pessoas. “O evento é feito de fã para fã. Nossa intenção é fazer com que todos se divirtam”, resumiram os organizadores e fundadores do Conselho Jedi do Rio de Janeiro (CJRJ), Brian Moura e Henrique Granado. Apresentado pelo humorista Fernando Caruso e pela musa dos nerds, a radialista Mariana Mel, o evento teve, pela primeira vez, uma atração internacional: o escritor americano Timothy Zahn, autor de diversos livros aclamados pelos fãs, que continuam as aventuras de Star Wars no Universo Expandido da saga.

Pelos corredores do Museu do Universo, os personagens de Star Wars, como o mestre Yoda, princesas Leia, Han Solo, Anakin Skywalker e Darth Vader, estavam incorporados por crianças, jovens e adultos. Entre todos eles, estavam as mulheres, vestidas de noiva (sim, uma delas se casou como a princesa Leia) e os vilões Darth Vader e do universo expandido, material lançado após os filmes.

IMG_2404
Assim como o equivocado estereótipo dos nerds óculos de garrafa, os homens não são maioria absoluta nos encontros Star Wars. Na opinião da estudante de história, Larissa Resende, de 21 anos, que participou de todas as campanhas para que a convenção não ficasse mais um ano longe do Rio, a mulher sempre esteve presente nesse meio, mas agora tem sido mais reconhecida. “Há mais personagens femininas nas histórias, e elas são fortes e independentes. Não estão na história para serem salvas, estão para lutar e até roubar o lugar do herói masculino”, diz a fã, que faz cosplay da princesa Leia, na versão da “Leia Slave (escrava)” e entregou a “Medalha da Bravura” a alguns cavaleiros Jedi ao lado do ídolo Timothy Zahn.

Mariana Mel, que apresentou o evento ao lado do de Fernando Caruso, ainda vê o machismo no meio nerd. “Nas rodas de conversação, os homens ainda dominam as atenções e interrompem as mulheres quando elas iniciam uma história ou um discurso. Mas nós somos fortes e estamos cada vez mais conscientes da inexistência desses limites”.

IMG_2426

Um dos exemplos da força da mulher foi o desfile e concurso de cosplay, que encerrou os dois dias do evento. Dois dos três prêmios entregues aos melhores cosplayers, escolhidos por jurados e plateia, foram concedidos a mulheres. Padmé Amidala, ou melhor, Elisa Brum, surpreendeu-se com o segundo lugar. “Sempre gostei muito de Star Wars, mas não fazia cosplay. Meu primeiro prêmio!”.

O sith Darth Revan ficou em terceiro lugar. Só que por trás da máscara do vilão criado no Universo Expandido estava Priscila Guedes. Fã dos games e livros surgidos fora das telonas, Priscila foi incentivada, principalmente, pelo marido Andreh a fazer o cosplay masculino. “Ele falou para eu não ficar presa a estereótipos, que sou livre e estava ao meu lado”. Liberdade, aliás, que, segundo a fã, está no código dos Sith. “Pela paixão, eu ganho poder. Pelo poder, eu ganho força e pela força, eu ganho vitórias. Pelas vitórias, minhas correntes são quebradas. A força me tornará livre”, finaliza. E que a Força esteja com elas!

Nara Boechat é carioca, mas com coração mineiro, jornalista e apaixonada por tecnologia e desenho animado. Email: naraboechat@gmail.com 

Imagens: Nara Boechat.

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×