cult

BH Calling: Quinto dia

0 Flares 0 Flares ×

A 5ª Mostra Cantautores começou cedo na última sexta-feira. Na Funarte, as cantoras Ceumar e Déa Trancoso participaram de um debate mediado pelas também cantoras Leonor Weissman e Laura Lopes. O bate-papo foi intenso e passou por assuntos como machismo no meio musical e até críticas ao fato de a programação da mostra ter apenas duas mulheres este ano, justamente Ceumar e Déa.

debate
A partir da esquerda: Leonor, Déa, Laura e Ceumar

À noite, o teatro do local, lotado, recebeu os shows de Leo Minax e Renato Motha. Vivendo desde 1986 na Espanha, Minax, mineiro de Belo Horizonte, tem sete discos lançados e faz um trabalho bem pop. Entre as músicas que apresentou, estão parcerias com Chico Amaral (“Circular 102”), Bispo Filho (“Na Lapa”) e uma em espanhol, “Me llamas por favor” (dele com Marcelo Sarkis e Mar Serna).

leominax
Leo Minax abriu a noite

Na sequência, foi a vez do também mineiro Renato Motha. Com 13 discos na bagagem, ele abriu a noite com “Assim seja”, do disco ‘Dois em Pessoa’ (2004), com poemas de Fernando Pessoa musicados e interpretados por Motha e Patricia Lobato. Destaque para a bela voz do artista, que ecoa os clássicos da música mineira. “Tanto tanto” (também gravada por Wander Lee) e “A roda” (gravada pelo coletivo Quebra Pedra) foram as mais aplaudidas.

A noite terminaria fora da Funarte, mas em um evento que é uma espécie da programação paralela: um sarau na CasAzul, no bairro de Carlos Prates, onde vivem diversos artistas da atual cena (entre eles, Gustavito, que gravou seu álbum mais recente lá), o que me fez batizá-los de “Novos Mineiros”. Microfone plugado, os artistas apresentavam duas canções cada e sorteavam quem cantaria na sequência. Na noite de sexta-feira, tivemos a sorte de conferir Jennifer Souza (uma das organizadoras da Mostra Cantautoras), a cantora Ceumar e o argentino Juan Quintero, outra grande surpresa com a qual o evento me brindaria.

Kamille Viola é jornalista, carioca da Tijuca e uma das editoras da Vertigem. A música e a palavra são duas grandes paixões. E-mail: kamilleviola@gmail.com

 

Imagens: Pablo Bernardo. No destaque: Renato Motha

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×