colu

Baile no Céu

0 Flares 0 Flares ×

Conto da Manhã de Natal com Lua Cheia em Câncer

Natal de 1977: eu estava ainda nadando nas águas do útero de minha mãe. Era Lua CHEIA em CÂNCER no Natal de 1977, e a Lua estava conjunta a Júpiter, o grande benéfico.  E a mãezinha da minha mãe ainda era viva. Quando a minha avó nasceu, também a Lua estava domiciliada em Câncer. Já eu fiquei com as bênçãos desse Júpiter exaltado em Câncer de 1978. Gosto de pensar que assim me ligo à minha avó pelo signo de Câncer, como se fosse herdeira de uma joia de família. Herdei Vênus e Saturno dela também, daí não sei se são exatamente joias, mas quem disse que só herdamos fortunas da nossa linhagem familiar?

Trinta e oito anos se passaram. A manhã de Natal de 2015 vai se dar com a Lua CHEIA em Câncer na casa 5,  a casa dos filhos, da criação e do amor. O Sol, que é o regente da casa 5, já estará em Capricórnio. Ora, é Lua Cheia, a Lua estará oposta ao sol, refletindo a sua luz. O palco do drama é a dinâmica familiar. Eu acredito no empoderamento e autonomia das mães e das filhas-mães ou das mães-filhas.

Eu, a filha, vou estar com a minha mãe, na casa dela. Estarei sentadinha no sofá da sala (perdoa a minha insistência com os diminutivinhos, é pra criar uma atmosfera canceriana) ao lado da foto em preto e branco com a minha avó, quando perguntarei sobre os natais com esta vozinha de Lua em Câncer. Vai ter muita comida (Câncer rege o estômago), vai ter muito afeto e nostalgia. Aquário vai estar no ascendente da Lua Cheia. Saturno, o regente de Aquário, está em Sagitário. Se o passado vai estar presente, que seja para ser curado e ressignificado. O passado visto pelo prisma de uma nova era. Talvez as emoções transbordem e não seja possível perceber sob a perspectiva de quem está dentro da concha os novos tempos que se anunciam.

Todo esse material serve de insumo para a criatividade. O tempo não é linear, graças às descobertas da física quântica. E a memória é uma ilha de edição, como sentenciou pragmaticamente Glauber Rocha, esse que tinha Lua em Capricórnio. É verdade: a memória é uma ilha de edição. Vamos rastejar no mangue da memória e buscar ressignificar os registros negativos de dor. Vamos viver o momento presente, presentes no aqui e agora. Esse é apenas o meu desejo, e, assim, eu canalizo a minha mágica. Porque tudo tem dois lados, feito moeda. O lado escuro da Lua em Câncer é a mágoa, a insegurança, a falta de nutrição de afeto, a carência e, com isso, a pequenez e mesquinhez. E se eu falo sobre isso é para abrir passagem para o que é luz nesse lugar no tempo e espaço. “A memória sempre nos engana e sempre há um propósito.” Frase garimpada num filme sobre Freud.
Mas, antes de chegar a manhã de Natal, na sexta-feira, temos toda a semana para percorrer.

Segunda-Feira, dia da Lua, e ela cresce exaltada no signo de Touro. Quero deixar claro o quanto sei do valor da Lua em Touro. Estar em paz, tranquila com a matéria. O corpo físico parece buscar pelo desfrute da vida material e as emoções o acompanham. Não há pressa, nem pressão. Essa Lua traz mensagens de Afrodite e seus adoráveis encantos. Vésperas de Natal: sim, queremos comprar o conforto, o prazer, o que alimenta e o que dura. Compras sensatas à moda taurina.

Na Terça-feira, se dá o Solstício de Verão aqui no Hemisfério Sul. O sol ingressa em Capricórnio às 2h49, e o elemento terra se destaca (a Lua está em Touro, Mercúrio em Capricórnio, Júpiter está em Virgem). Capricórnio rege a casa 10, que fica no Meio do Céu. Carreira e reputação social. Aquilo que construímos ao longo dos anos. A resiliência da cabra montanhesa.

A Lua exaltada em Touro faz oposição à Vênus em Escorpião exilada. São assuntos das polaridades apego/desapego, vida/morte. O corpo emocional bem ancorado, para que sejam purificados os valores e os desejos. Não é uma posição de conforto, mas é amenizada pela cortesia entre a Lua e o planeta Vênus, seu dispositor.

Quarta é dia de Mercúrio, a Lua ingressa em Gêmeos, que é regida por Mercúrio. Mercúrio tem o dom da fala e das negociações entre os deuses. Mercúrio está em Capricórnio. Seu dispositor, Saturno, está em Sagitário. A Lua em Gêmeos fará oposição a Saturno, e, convenhamos, não há simpatia entre os signos Gêmeos e Capricórnio (que é regido por Saturno), a contra-antíscia entre eles explica. Mercúrio faz quadratura com Júpiter em Virgem e quadra Marte em Libra. Júpiter e Marte estão em exílio, sem posse dos seus plenos poderes. Cabe a Mercúrio avaliar o que o tempo ensina e discursar pragmaticamente para conciliação dos deuses, que parecem perdidos entre o excesso de crítica e a inércia. A Lua salva com o humor e caminhará para um trígono com Marte em Libra. Mas até o humor chateia as pessoas carrancudas e sérias demais. Então, na quarta e na quinta, cuide da palavra. A que profere e a que recebe, para evitar mal entendidos e disse-me-disse.

Quinta
Enfim, véspera de Natal! A noite vai ser divertida, alegre e diplomática. As crianças querem diversão, e os adultos também, mas o ideal é ter prudência para não zonear demais a ordem do rito natalino e receber antipatia do povo mais careta. Bem, se você é justamente a pessoa obsessiva por ordem: relaxe! Está tudo perfeito! Improvisar é um dom.

Sexta
Na madrugada, a Lua ingressa em Câncer e, pela manhã, a tal Lua Cheia. Jesus é o grande mestre do Amor e da Compaixão. Que dia perfeito para celebrar as diversas formas de amor, a energia universal que nos alimenta! E, por favor, tragam-me as rabanadas feitas com receita de família.

Sábado
Dia para internalizar e digerir a alquimia que é o contato intenso com a família. O universo familiar é um grande laboratório. Observe pelo ângulo do amor e do afeto. Busque as respostas nas ações, nas não ações, no sentir e na cura. Releve as falas secas. Nada é pessoal, estamos apenas todos manifestando as nossas transformações pessoais na espiral da vida. Registre os melhores momentos do Natal de 2015, eles são as suas memórias afetivas do futuro.

Passada a catarse de Natal e o contato com o nosso universo íntimo e côncavo, o domingo fecha com a animação e o alto astral da Lua em Leão. E deixo essa prosa pra outra segunda-feira. 🙂

(Mãe, qual era mesmo o nome daquela tia que sempre dava meia ou lenço de presente de Natal? Abigail, Amélia, Aurora, Alazir?)

FELIZ Natal e próspero verão 2015, amizades!

Sol em Sagitário (até 22.12.2015)
Sol em Capricórnio (até 20.01.2016)
Lua em Touro dia 20.12.2015 às 22h14/Lua em Gêmeos dia 23.12.2015 à 0h33 /Lua em Câncer dia 25.12.2015 às 03h28/Lua em Leão dia 27.12.2015 às 8h33
Lua CHEIA dia 25.12.2015 às 9h13
Mercúrio em Capricórnio  (até 02.01.2016)
Marte em Libra (até 03.01.2016)
Vênus em Escorpião  (até 31.12.2015)
Júpiter em Virgem (até 9.09.2016)
Saturno em Sagitário (até 20.12.2017)

Paula Maia é carioca, geminiana, trabalha com terapias que buscam o equilíbrio energético e é amante da natureza e da astrologia. Escreve neste espaço às segundas-feiras. E-mail: paula.mmaia@gmail.com

Imagem: “The Moon”, Melissa Davis

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×