colu

Notas Perfumadas

0 Flares 0 Flares ×

E se você fosse um perfume?

Já vou começar avisando que este texto tem um cheiro de comédia e te confessando que você é um perfume, e único na face da Terra! Na verdade, você é vários perfumes: tem o cheiro do seu corpo, comumente conhecido como C.C (sigla de cheiro de corpo), tem o aroma das suas emoções (você já conseguiu sentir cheiro de fio queimado em alguém tendo um ataque de ódio?), os cheiros das suas doenças (já percebeu como alguns têm cheiro hepático?) e o cheiro que te representa, o que você vem buscando e é desse que vamos falar.

Há pessoas que são florais, mas andam precisando de madeira. Há os alegres e desapegados aquáticos, mas que estão precisando de um oriental. Há os frutais, os telúricos e os cítricos. Na verdade, somos um pouquinho de cada, mas sempre há uma predominância. Você pode amar floral, mas talvez, se vier a fazer um perfume pessoal comigo, ele sairá cítrico. E não fique triste, porque esse fato será uma grande descoberta sobre si mesmo, e entrar em contato com a sua essência interna é sempre maravilhoso.

Afinal, é para isso que estamos aqui, certo?! Então, hoje vou falar um pouquinho para você de cada família (na perspectiva dos perfumes sagrados e antigos, e não dos industriais). Através das descrições, você conseguirá perceber que família olfativa está em desequilíbrio nas suas emoções e quais tipos ou partes de plantas pode passar a utilizar para reverter isso. E como os aromas fazem isso? Nosso olfato é o único sentido que vai direto para o sistema límbico (é, grosso modo, a parte que guarda as memórias e emoções) sem passar pelo tálamo, uma espécie de filtrador do que vem de fora. Ou seja, o olfato é primitivo, vai no âmago da questão, e esse é um dos motivos pelos quais os aromas naturais podem auxiliar no equilíbrio das emoções.

Florais – As flores falam de amor, entrega, carinho, acolhimento, aquela sua amiga fofa, romântica, cheia de amor no coração. São as piscianas, o povo de Câncer. Flores falam de perdão, gratidão, abertura do coração, espiritualidade. São as pessoas entregues ao etéreo, ao amor profundo e incondicional. Algumas pessoas podem ter medo das flores por terem tido o coração ferido, machucado ou magoado. Se esse é o seu caso, volte a fazer contato com as flores.

Cítricos – Os comunicadores, o povo de Gêmeos, falante, para cima, que quer tudo ao mesmo tempo e, às vezes, pode ficar meio perdido em tanta informação e acabar não absorvendo nada muito profundamente. Nesse caso, é preciso entrar em contato com os amadeirados ou orientais. Cítricos ajudam você a aprender a dizer não e dar limites aos outros. Talvez seja por isso que brasileiro gosta tanto de cítricos: este nosso clima quente e latino pode fazer com que sejamos muito espaçosos e acabemos por invadir o espaço do outro e, nessa situação, muita gente acaba sendo permissiva, engolindo sapo e coisas que não deseja para não perder o “amor” do outro (eita, carência). Geralmente, o povo permissivo é a galera de floral doce e um pouco do frutal.

Frutal – Sabe a Amélie Poulain? Então, o frutado é essa coisa linda de sair por aí toda gracinha redescobrindo os cantinhos da cidade, os vasinhos de planta da casa, os pequenos prazeres da vida! Na vida louca da cidade grande, a gente vai perdendo um pouco isso. Sai para a hora do almoço como doido, volta para casa e já nem se encanta mais com as cores coloridas da parede que pintou com tanto carinho. Vamos colocar umas frutas aí nessa vida, gente! Se o frutal for mais cítrico, tipo o agudinho do limão, ele também ajuda a ter meta, foco, sair do marasmo e tratar as funções com mais carinho, amor e alegria. Acabamos colocando foco em tudo que é feito com amor.

Amadeirados-telúricos – Eita, o povo trabalhador! Disciplinado, focado. Pensa num capricorniano! Madeira é a estrutura, a pessoa para dentro, cheia de sabedoria, já levou muita pancada, sentiu muita dor e, assim como algumas pessoas de floral, pode ter o coração machucado e, por isso mesmo, criou um castelo de madeira bem fechadinho para não cair mais nas tretas da vida. Não é verdade, o povo de madeira carrega uma grande flor dentro de si, só não mostra muito, sabe, tipo o Mr. Darcy da Jane Austen?

Orientais – Eita, que é povo da treta, que conhece tudo de treta e sabe se livrar delas. Tem as manhas da sofrência! Povo profundo, PhD em dor e resoluções para coração partido. Não é um povo bobinho não, viu? Não tenta enganar este povo de Escorpião. Deu para sentir? As mulheres se identificam muito com os cheiros do Oriente, por mais que não usem muito, pois são muito intuitivas. Então, se você acha que a sua intuição anda meio enfraquecida ou que a falta de tempo fez você ficar superficial demais, faça as pazes com os orientais. Aí, você vai me dizer: mas neste calor do Brasil? Eu sei que o oriental tem um cheiro mais pesado, soturno… Sabe a Dama do Cabaré? Noel Rosa bem sabia! No caso de você morar em uma cidade climatizada como uma sucursal do inferno, como eu, que moro no Rio, resolva o problema enfeitando a sua casa com uns pedaços de canela junto a umas pétalas de rosas. Não precisa passar em você. Apenas faça contato com essas plantas.

Aquáticos – O povo aventureiro, que não leva peso nas costas, que tacou aquele bonito “phoda-se” para o mundo. Aquarianos representam bem esse cheiro. Sugiro dar uma nadada nesse perfume aos ansiosos, ao povo estressado, com síndrome do pânico, síndrome de tudo!

Agora é com você, estude-se! Observe o que gosta e o que odeia, pense no porquê, descubra-se. Na próxima quinta, eu conto em que lugar da feira, do supermercado ou daquela pousadinha que você ama você poderá encontrar esses cheiros!

Palmira Margarida é historiadora e pesquisa a história dos cheiros, é a pisciana mais ariana de que se tem conhecimento. Descende de italianos e adora uma massa, mas fala sem gesticular. Ama viajar e captar os aromas das trilhas, das culturas e das ideias. Está em busca do profundo perfume do Ser. Escreve neste espaço às quintas-feiras. E-mail: margaridalquimia@gmail.com

Imagem: tirada de http://www.dpix.xyz/scent-of-a-woman-perfume-fragrance-model

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×