colu

Baile no Céu

0 Flares 0 Flares ×

Lua Nova em Capricórnio

Na coluna da semana passada, escrevi que no sábado (dia 9) se iniciava o novo ciclo lunar — Sol e Lua se encontraram no mesmo grau no signo de Capricórnio.  Não me estendi muito sobre as questões do ciclo, que terá o seu ápice no dia 23.01 às 23h47 — com a poderosa Lua CHEIA em Leão. Vamos espiar como está o baile celeste com Capricórnio como maestro. Capricórnio rege a casa 10, da Carreira.

A lunação se deu na casa 4. A Lua em seu próprio manguezal, a casa de Câncer, do Lar e da memória.  Repare: embora a Lua esteja em sua própia casa, está em Capricórnio, que é o signo oposto a Câncer — Lua em exílio. Plutão faz companhia à Lua e ao Sol. A cabra está no meio da sala da casa, não tente ignorar. Esta lunação acontecendo na casa 4 corrobora com a temática do eixo família/carreira.

Esta lunação é um convite ao amadurecimento. Convite que pode ser, obviamente, recusado, e o que se dará então serão tensões no âmbito familiar, com dramas infantis e disputas de poder. Aceitando o convite, perceba as possibilidades de expansão e empoderamento. Possibilidades de amar de forma menos infantil, menos carente e menos possessiva também.

Plutão na casa 4 revela um segredo libertador: nascer é uma experiência transformadora. Todos nós temos a carência do aconchego do útero e do seio materno e convivemos com isso, uns mais conscientes e outros nem tanto. Nascer é a primeira grande transformação. Nasce a criança, nasce a Mãe. Ambos morrem para a vida anterior. A criança nem se despede do seu berço — placenta e se vê obrigada a usar os seus pequenos pulmões para tomar o seu primeiro gole de ar. A mãe nem sempre tem o preparo ideal para enfrentar os desafios da maternidade, os nove meses de gestação são intensas metamorfoses. A estrutura óssea da mulher se expande, o quadril se alarga, o corpo incha de água, enquanto a mulher nutre a vida dentro de si.

O convite é para que você corte o cordão umbilical com algo que te nutre, mas que, ao mesmo tempo aprisiona. Feito uma borboleta, é necessário rasgar a crisálida para bater as asas e alçar voo. Não usar as suas belas asas seria o equivalente a atrofiar os seus dons e talentos. Não tema o processo de nascer-morrer.  Prepare-se. Intencione em qual área deseja nascer. Olhe para os seus pais amorosamente e permita-se crescer, vivendo os seus próprios ritos. Permita que eles envelheçam e vivam os seus próprios ritos com dignidade também. Olhe para os seus filhos amorosamente e permita-os crescer. Corte o cordão! Uma nova família. Um novo emprego. Uma nova forma de olhar a sua família, conhecendo agora alguns segredos do caminho. Uma nova estrutura familiar. Um novo hobby, que pode um dia se transformar numa nova carreira.

Mercúrio, o regente da lunação, está em Capricórnio e retrógrado. Repense as estruturas, a utilização das suas habilidades na carreira, a forma de se comunicar. A tensão com Marte, que está em Escorpião, sugere um período desfavorável para a comunicação,  ou melhor, um período para estrategicamente transformar a comunicação. Vale mais ainda agir estrategicamente do que falar.

Saturno, que rege Capricórnio, está conjunto a Vênus em Sagitário. As relações e parcerias também amadurecem, estabilizam, estruturam-se e desejam ir mais longe, cheias de entusiasmo e conhecimento. Relacionar-se é uma boa forma de expandir conhecimento sobre si mesmo.

São duas semanas entre semear estas transformações e a Lua CHEIA em Leão, que está logo ali (23.01), próxima ao retorno de Mercúrio ao movimento direto (26.01).  Perseverança, resiliência e maturidade são palavras de poder que os fortes e sábios conhecem bem. Vamos ao trabalho? Boa lunação!

Sol em Capricórnio (até 20.01.2016)
Lua em Aquário (10.01 às 18h23)/ Lua em Peixes (12.01 às 21h54)/Lua em Áries (15.01 à 1h)/Lua em Touro (17.01 às 3h49)
Lua NOVA (09.01.2016 às 23h32)
Mercúrio em Capricórnio (até 13.02.2016)
Vênus em Sagitário (até 23.01.2016)
Marte em Escorpião (até 06.03.2016)
Júpiter em Virgem (até 9.09.2016)
Saturno em Sagitário (até 20.12.2017)

Paula Maia é carioca, geminiana, trabalha com terapias que buscam o equilíbrio energético e é amante da natureza e da astrologia. Escreve neste espaço às segundas-feiras. E-mail: paula.mmaia@gmail.com

 

Imagem: www.estesparkshuttle.com

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×