colu

Baile no Céu

0 Flares 0 Flares ×

Afagar a terra

Lembra do texto da semana passada, sobre a Lunação de Capricórnio? A Lua cresce na Lunação do signo mais maduro do elemento Terra, aquele que é o Senhor do Tempo, que encara com resiliência a subida à montanha. O ápice do ciclo é no dia 23.01, com a Lua CHEIA  em Leão.

A semana começa com a Lua em Touro dialogando com Mercúrio em Capricórnio, depois com Júpiter em Virgem e Sol em Capricórnio. A Lua Crescente e exaltada, Lua gorda do prazer, Lua Afrodite. Mercúrio e Júpiter retrógrados. Júpiter ainda em exílio. O Sol ilumina a estrada da Montanha Sagrada nos últimos graus de Capricórnio. Os quatro planetas em signos de elemento Terra. E Plutão, que também governa de Capricórnio, da montanha mais alta de seu Submundo. Os Deuses dançam a canção da terra. Fincando os pés no chão, como se estivessem num ritual tribal em roda. É um som de tambor que ecoa. É um chamado para os homens da terra se aperceberem do prazer que é viver aqui. De como somos ricos materialmente e de como esta terra é abundante. Não nos falta nada. Há que se compartilhar e cuidar. E aqui, especialmente, “em se plantando tudo dá”.

No entanto, a terra está com febre. Que não me venham com filosofias rasas sobre jogar lixo no lixo e usar sacolas recicláveis, e que estou fazendo a minha parte, blá-blá-blá. Isso é o básico do básico, e, sim, às vezes ainda falhamos. A oportunidade é incrível de remodelarmos e repensarmos como nos relacionamos com a nossa ‘casa’, nosso serviço e o nosso corpo. Prazer, Serviço e Carreira. Como triangulamos essas necessidades com maturidade e responsabilidade. Eu estou nesta semana indo para uma fazenda fazer uma imersão na Terra. Ainda não sei como esses temas sobre ecologia profunda, agroecologia e economia viva se encaixarão com os recursos que eu tenho, mas eles vão organicamente encontrar o seu caminho e, em breve, arrumar um jeito de se expressar no meu ofício e serviço: “Eu SOU uma mãe e filha da terra, eu amo, eu cuido, como se cuidasse do meu próprio corpo.”

TERÇA-FEIRA
Lua ingressa em Gêmeos logo de manhãzinha. Um dia para analisar com quais contatos você pode ter ajuda para atingir as suas metas da lunação. Conte com os amigos! E cuidado com a falta de foco, imprevistos e comunicação (Mercúrio ainda está retrógrado!).

QUARTA-FEIRA
Dia 20, quarta-feira, é feriado municipal aqui na minha cidade. É Dia de São Sebastião. Ano após ano, cantamos o hino-samba “Saudades da Guanabara” soluçando pelos crimes contra a liberdade, esperando que tirem as flechas do nosso padroeiro, clamando que ainda pode-se salvar São Sebastião do Rio de Janeiro. O Sol ingressa em Aquário e ilumina o meu povo. A fala veemente e contestadora dos aquarianos é para defender o povo dos tiranos. Aquarianos ou falam alto, ou não descobriram ainda o seu dom para falar em nome do todo, e alto! Ah, esquecem-se deles mesmos e ficam roucos ou com outros sintomas daqueles que se expõem contra os líderes em nome dos direitos humanos. O mito grego que se encaixa em Aquário é o de Prometeu, que foi punido por Zeus, sendo acorrentado a uma pedra onde todos os dias uma águia bicava o seu fígado, tal castigo se deu por ter roubado o fogo da deusa Héstia e dado aos humanos, o que causou temor aos deuses por perderem seus privilégios. São Sebastião também foi punido pelo seus delitos humanistas: sob as ordens do Imperador, São Sebastião foi amordaçado e flechado por ser considerado traidor ao tratar os prisioneiros de forma humana. Prometeu e São Sebastião têm em comum a defesa dos direitos do povo.

No sincretismo religioso brasileiro, São Sebastião é Oxóssi, o Caboclo Caçador. Sabedor da medicina das ervas, orixá  que habita as matas e, portanto, o dono do verde da cura física. Odé, odé! Abre-caminho,  manjericão, alecrim, capim-limão, levante, violeta. Um salve às curas que vêm das plantas!

Neste dia, a Lua trânsita em signo do elemento ar (Gêmeos), e o Sol também, é um dia convidativo a estar com amigos, trocar ideias, deixar circular novidades e informações. Desde a manhã, a Lua em Gêmeos desmonta a oposição com Saturno em Sagitário, mas entra em quadratura com Júpiter. Tensões acerca do falatório geminiano. Convém ser prudente: respeitar os mais velhos e não ser superficial com temas que envolvam educação, cura e religião. Nem ser negligente com viagens e pequenos detalhes.

QUINTA-FEIRA
Lua em Gêmeos em oposição à Vênus em Sagitário. O que se sente em conflito com o que se deseja. Na dúvida, escolha somente uma amizade sincera.

A Lua ingressa em Câncer por volta do meio-dia, Lua domiciliada em seu mangue da memória. A Lua à noite/madrugada faz trígono a Marte em Escorpião e a Netuno em Peixes. É preciso ser estrategista para curar-se de feridas antigas. Não se misturar às suas próprias memórias de dor e ressentimentos. Uma noite para trabalhar de forma inteligente para não se afogar em rancores. Investigue o passado para curar a alma no presente, se for capaz de manter-se como observador e não se misturar à lama (Esses aspectos ainda estão ativos na sexta-feira pela manhã).

SEXTA-FEIRA
Depois de um mergulho intenso para lidar de forma adulta com feridas e rancores, não vá cair na tentação de ceder à carência. O amor não vem de fora. O amor começa côncavo até se revelar convexo para o mundo. Não se sinta diminuído, preterido, abandonado. Seria identificar-se com a sombra. Fique firme e consciente de que uma das suas missões é acordar para o amor incondicional. Aninhe-se onde houver um pingo de amor e cuidado.

Sábado
Vênus ingressa em Capricórnio no sábado, onde transita até 17.02. É dia de Saturno, que rege Capricórnio. Aquele que poupa sempre tem dinheiro, feito aquele ditado, ‘quem guarda tem’. A abundância, nesse caso, vem do medo da escassez.

No sábado, é Lua CHEIA em Leão. É hora de coroar-se como líder de si mesmo. Hora de colher os louros por ser fiel ao seu caminho solitário, pela coragem em ser autêntico e tomar posse do seu poder pessoal. Esbanje brilho, purpurina e paetê! A Lua faz sextil ao Grande Benéfico Júpiter. Sim, você é merecedor!

Mercúrio volta ao movimento direto dia 26. Resista mais um pouquinho aos contratempos, usando o bom humor com os imprevistos e, se possível, adie as compras de equipamentos eletrônicos mais um pouco.

DOMINGO
É dia do Sol. E ele segue isolado, assistindo à Lua a debater com Marte e confabular com Saturno. Use o fogo sagrado e o entusiasmo em nome do crescimento espiritual. O resto é capricho do ego.

Boa semana, guerreiros! Boa Semana!

Sol em Capricórnio (até 20.01.2016)
Sol em Aquário (até 19.02.2016)
Lua em Touro (17.01 às 3h49)/Lua em Gêmeos (19.01 às 7h14)/Lua em Câncer (21.01 às 11h29)/Lua em Leão (23.01 às 17h22)
Lua CHEIA (23.01 às 22h47)
Mercúrio em Capricórnio (até 13.02.2016)
Vênus em Sagitário (até 23.01.2016)
Vênus em Capricórnio (até 17.02.2016 )
Marte em Escorpião (até 06.03.2016)
Júpiter em Virgem (até 09.09.2016)
Saturno em Sagitário (até 20.12.2017)

Paula Maia é carioca, geminiana, trabalha com terapias que buscam o equilíbrio energético e é amante da natureza e da astrologia. Escreve neste espaço às segundas-feiras. E-mail: paula.mmaia@gmail.com

Imagem: Reprodução/www.catracalivre.com.br
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×