colu

Baile no Céu

0 Flares 0 Flares ×

Age of Aquarius

A coluna esta semana tem fortes influências da minha vivência no curso de Permacultura e Agrofloresta que está acontecendo numa Fazenda em Belmiro Braga, próximo a Juiz de Fora, chamada Ananda Kiirtana. Os instrutores deste PDC (Permacultura Design Course) são o arquiteto Marcelo Bueno e o astrofísico Skye Riquelme, duas referências desse universo. Escrevo este texto no sábado, que é dia de Saturno. Assistimos a um trecho do musical ‘Hair’, depoimentos sobre o Camp Taylor, uma comunidade hippie dos anos 1970 no Havaí, e ao documentário ‘Poder da comunidade’, que conta como Cuba vem superando a crise do petróleo. Ainda foi apresentado ao grupo como essas comunidades evoluíram e se tornaram o que hoje conhecemos como ecovila. Repare: o Sol está em Aquário. Nada mais aquariano que a liberdade e rebeldia desses aí. Se algum aquariano discordar, compreenda: contestar e situar são habilidades aquarianas.

Eu gostaria de prescrever para todo mundo uma imersão ou vivência em uma comunidade dessas ou um curso que (re) ensine os princípios da cultura permanente. É preciso vencer o medo de compartilhar o seu território. Essas pessoas que conseguiram escapar da normose têm a capacidade de olhar para a crise como sendo a chave para entrar no portal que leva à tal nova era tão prometida: a Era de Aquário. Não há como precisar o início da Era de Aquário. Esse caminho percorrido por essas comunidades da década de 70, como Findhorn, na Escócia; Village Homes, na Califórnia; Arembepe, aqui no Brasil mesmo, que desemboca nessas comunidades mais novas, como Piracanga e Campinas, reflete o processo que podemos elucubrar que seja a chave para esse tempo aquariano. Acredite: está em curso. Muitas pessoas pensando e executando juntas soluções autossustentáveis. Para encontrar informações sobre ecovilas na América: http://ena.ecovillage.org

Segunda-feira
A Lua ainda está no signo de Leão. É dia da Lua. Com o Sol em Aquário, os dois  luminares em signos fixos, a dinâmica é desenvolver autoconfiança e coragem para se adaptar a viver em comunidade, para ser a vanguarda de seu tempo. O céu pede maturidade, mas as emoções de uma pessoa passando por desarmonias tendem a ser expressadas com atitudes egocêntricas, infantis e medrosas. Procure o eixo entre apresentar com dignidade para o mundo o seu autovalor sem descambar para a vaidade excessiva ou exercer seu papel de líder de forma tirânica.  Não, não é simples. Exercite!

Terça
A Lua ingressa em Virgem. Um bom dia para direcionar esforços para consolidar os seus valores profissionais. A Lua fará trígono com Vênus em Capricórnio. Mercúrio, que está em Capricórnio, volta ao movimento direto: já está liberado comprar aquele equipamento eletrônico ou contratar aquele serviço de comunicação. Bora colocar as coisas para andar! É um dia para empreender esforços com serviço.

Quarta
A Lua em Virgem faz trígono a Mercúrio em Capricórnio. É dia de Mercúrio. Não há sensibilidade. A palavra é reta e o sentimento parece não fluir. A Lua conjunta a Júpiter em Virgem e retrógrado potencializa o excesso de preocupação e crítica. Procure direcionar esse energia da crítica para avaliar as suas metas a médio e longo prazo e colocá-las em prática de forma estratégica e pragmática. Faça listas, priorize e execute primeiro o importante. Não há o fogo do entusiasmo, mas não se preocupe. A Lua quadra Saturno. Não esmoreça diante do Senhor do Tempo.

Quinta
A Lua, em fase disseminadora, ingressa em Libra. E essa Lua faz trígono ao Sol em Aquário. É quinta dia de Júpiter, o grande juiz do Olimpo, Zeus. A justiça é um tema do dia. Repare onde o ponderamento cabe em suas escolhas enquanto cidadão consciente. Estamos numa época de reforma social. Pondere onde você se encaixa nessa reforma.

Sexta
É dia de Vênus. A Lua está em Libra, que é regida por Vênus. A arte e a beleza devem ser cultuadas em nome da deusa Afrodite, que nos capacitou com tantos talentos. A arte cura.

Sábado
É dia de Saturno. A Lua ainda está em Libra. Saturno se exalta em Libra. Ponderar é uma sabedoria dos maduros. Mercúrio em sextil com Marte. A estratégia é agir de forma pragmática, com cautela e maturidade.

Domingo
Lua ingressa em Escorpião na madrugada. Sun day, mas o Sol brilha em território de seu exílio e trava batalha com Marte domiciliado em Escorpião.
As emoções puxam para dentro, buscando contato com o profundo. Se as emoções são densas, o caminho é buscar transmutá-las, abrindo caminho para o renascimento. Intuição é força. Dome-a e será um bom guerreiro.

Boa semana, e antes que eu me esqueça: viva a sociedade alternativa!

Sol em Aquário (até 19.02.2016)
Lua em Leão 23.01 17:22 // Lua em Virgem 26.01 1:47 // Lua em Libra 28.01 13:00 // Lua em Escorpião 31.01 1:51
Mercúrio em Capricórnio ( até 13.02.2016)
Vênus em Capricórnio (até 17.02.2016 )
Marte em Escorpião (até 06.03.2016)
Júpiter em Virgem (até 9.09.2016)
Saturno em Sagitário (até 20.12.2017)

Paula Maia é carioca, geminiana, trabalha com terapias que buscam o equilíbrio energético e é amante da natureza e da astrologia. Escreve neste espaço às segundas-feiras. E-mail: paula.mmaia@gmail.com
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×