colu

Notas Perfumadas

0 Flares 0 Flares ×

Um perfume para o Amor

# Aviso: esse artigo é para casórios homofativos também, porque a autora considera justa todas as formas de amor!

A moça vai casar, e todo ano aparece uma novidade no mundo dos casórios: um artefato, brilho ou serviço que “não pode faltar”. De uns tempos para cá, surgiu o  tal “cheiro da festa do casório”. Isso  para mim, nunca foi novidade, pois sou sinesteta e perfumista, então, você imagina que sempre coloco o meu nariz no meio de tudo e em primeiro lugar. Toda semana, mais de uma noiva me procura para eu opinar sobre “o aroma do casamento” e até mesmo sobre seu próprio perfume.

Quem me conhece sabe que eu amo casamento: pode ser simples, ostentação, no campo, na praia, na igreja, não importa! Adoro uma noiva, gosto de ver o vestido e o tipo da festa, isso fala muito sobre quem é aquela moça tão especial (e, para mim, todas as mulheres são especiais).

Olfato é o sentido mais subliminar, ele nos invade a alma sem nos dar tempo de julgar. Ele vai direto para o sistema límbico, parte responsável pelas memórias e emoções, sem passar pelo tálamo (uma espécie de filtrador). Por isso, quando você sente um determinado aroma, em menos de um segundo pode sentir a presença de sua doce e terna avó que já te deixou há mais de 30 anos. Com um perfume, você pode emocionar muita gente! Isso é maravilhoso, não?

Bem, além de sinesteta doida e perfumista, também sou historiadora, e daquelas que amam uma tradição, uma memória, a história da família, a árvore genealógica e aromas guardados em nossa estórias pessoais e que lacrimejam os olhos de emoções. Pois bem, para um momento tão especial como o seu casamento, sugiro que pense em um aroma que irá acessar, em você e em seus entes queridos, sentimentos  e memórias especiais. Pode ser que você tenha tido uma avó que exalava cheirinho de erva-doce com lavanda e isso te traga aconchego. Pode ser que, na sua infância, o sítio dos seus pais tivesse um pé de laranja-lima. Pode ser que você e seu noivo (a) tenham tido um encontro marcante embaixo de uma romântica árvore de jasmim-manga. São os cheiros dessas histórias que vale a pena exalar!

Se você deseja perfumar seu casório, perfume com suas histórias e do seu noivo (a) e de pessoas especiais para vocês. Vejo muita moça aromatizando o ambiente só por aromatizar, para dizer que teve um cheiro. Daí a gente vê casórios com cheiros de contratipo de Angel, 212 Sexy ou Poison. Ou ainda, cheiro de rosa, de floral e só… porque, afinal, é casamento, né, tem que ter cheiro de flor! “Então coloca qualquer cheiro de flor aí”! Ou, ainda, confeccionam-se aromas sintéticos de lavanda para acalmar, deixar tudo em paz, enquanto já escrevi aqui, na Vertigem, as diferenças gritantes entre essências e aromas naturais.

Claro que tudo depende do quanto você pode pagar e do que realmente deseja acessar em si e nas pessoas no momento da celebração. Mas, se for “apenas para ter”, acho que não é um gasto que valha muito a pena. Agora, se você deseja criar uma aura especial, sugiro que seja com os aromas da sua vida, com as flores, ervas e frutas que contam a sua história e a do seu noivo.

Não importa se virá em um frasco simples ou se o aroma é de uma flor mais singela, o importante mesmo é que seja parte de você e dos seus. Se você gosta mesmo é do cheiro das margaridas, que assim seja! Se o que te deixa feliz é aroma de bergamota, por que não? Chega de tanta ditadura! O aroma do casamento deve exalar a história dos noivos, senão não faz sentido, certo?

Então, juntos, você e seu noivo (a), relembrem suas histórias: misturem suas frutas prediletas! As flores que mais gostam, os cheiros de suas infâncias. Alquimizem-se e exalem esse aroma de alegria, união e cumplicidade nesse momento tão especial que é uma celebração de casamento!

E então? Qual a composição do perfume da história de amor de vocês? Quantas notas perfumadas existem em uma história de amor? Sugestão: junto com o frasco do aroma, pode ir uma cartão contando as histórias contidas no cheiro!

Palmira Margarida é historiadora e pesquisa a história dos cheiros, é a pisciana mais ariana de que se tem conhecimento. Descende de italianos e adora uma massa, mas fala sem gesticular. Ama viajar e captar os aromas das trilhas, das culturas e das ideias. Está em busca do profundo perfume do Ser. Escreve neste espaço às quintas-feiras. E-mail: margaridalquimia@gmail.com

Foto: www.rusticbride.com

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×