colu

‘Não fui eu, mamãe!’

0 Flares 0 Flares ×

É essa a frase que mais tenho ouvido nas últimas semanas. O garoto tem três anos. TRÊS! E não interessa se eu vi ou não vi o ato, ou se há qualquer outra testemunha. Não foi ele e pronto. Mas, como tudo sempre pode piorar, sempre foi a irmã. A menina de UM ano, que nem sabe falar, incapaz de responder com um “eu não!”. A vítima perfeita.

 

Agora conta pra mim como que um moleque nessa idade, que deveria saber apenas coisas fofas, no máximo umas malandragens bonitinhas, já tem essa cara de pau, essa dissimulação? Vejamos exemplos…

 

  • Um menino sozinho no banheiro chama a mamãe. Quando ela chega, tudo o que se pode supor está no chão: toalhas, escovas de dente, papel… “Não fui eu, mamãe!”
  • Um copo de leite inteiro virado no chão, fazendo aquela poça maneira, branquinha. Um menino literalmente chorando pelo leite derramado e uma menina felicíssima brincando na poça. “Não fui eeeeeeeeeeeeeeeeeeeu…”
  • Mamãe está na cozinha, crianças pela casa. Mamãe chega na sala, o menino está com uma canetinha na mão, escrevendo todo o alfabeto no sofá (ai, que inteligente, com três anos escrevendo as letras… é, eu sei, mas tenhamos foco, por favor!). Ele olha pra mãe, com a canetinha na mão, termina uma letra, as mãozinhas borradas de tinta verde. “Não fui eu, mamãe. Olha só o que ela fez!”

Aí não dá, né, minha gente! Aí a mãe brasileira tem que respirar pra sempre, pra não perder a cabeça. Porque, além de ganhar um sofá decorado com o ABC (pelo menos ele usou canetinha verde, que é a cor do sofá… ficou ton sur ton), ela tem que receber um bottom de BURRA — você me viu escrevendo, mãe, mas estou aqui te convencendo de que não fui eu. Então aqui em casa suspendemos as broncas pelos atos em si e começamos pela mentira. É isso que faz? Não sei também… Mas me espanta, muito, a convicção com que essa mentirinha vai saindo. Oremos.

 

Leticia Lamas é jornalista e mãe de dois. Escreve neste espaço às sextas-feiras. E-mail: lamasleticia@gmail.com

 

Imagem: o personagem Brasinha, do desenho ‘Gasparzinho’

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×