colu

O Pajem de Paus

0 Flares 0 Flares ×

Os naipes do Tarô têm a ver com sentimentos e características específicas. As cartas de Paus remetem ao elemento Fogo, trazem disposição, entusiasmo e vontade de agir. Também são cartas sobre conquistas nossas, que deram trabalho, das quais temos consciência e com as quais amadurecemos. Com o naipe de Paus, nada cai do céu, é tudo conquistado com nosso suor, mas, em geral são conquistas definitivas.

 

Além dos arcanos menores (que vão do Ás ao 10), o Tarô contém as cartas da Corte; o Pajem, o Cavaleiro, a Rainha e o Rei, que no futuro, virariam o Valete, a Dama e o Rei. Apenas o Pajem foi “descartado”, com o perdão do trocadilho, para os futuros jogos de baralho.

 

Como ele é o caçula da corte, ele representa justamente uma força jovem, um entusiasmo verdadeiro, os primeiros movimentos da inspiração criativa. Tal qual um pré­-adolescente, o Pajem de Paus tem certeza que pode mudar muito e às vezes, justamente por sua fé e ingenuidade, ele consegue.

 

pajem de paus

 

E justamente por isso, às vezes, ele é imaturo, precipitado, fala sem medir consequências, passa por cima das pessoas ou muda de objetivo constantemente. Se bem vivido, ele é quem inicia, quem prepara o campo para depois virem os próximos, que talvez sejam os verdadeiros “heróis”. O pioneiro sempre leva a primeira flechada, pode morrer, mas é ele quem abre caminho.

 

Se você está no Pajem de Paus, é hora de dar vazão a seus impulsos criativos, aos seus desejos. Siga seus instintos, analise o que é possível fazer e coloque em prática o que for possível. Apoie os outros, o mundo já está cheio de críticos.

 

Piky Candeias é paulista, jornalista, taróloga, estudante de astrologia e curiosa sobre todos os processos terapêuticos que ajudam no equilíbrio energético. Escreve neste espaço às sextas-feiras. Para mais informações sobre consultas com tarô e astrologia, entre em contato pelo e-mail: piky.candeias@revistavertigem.com 

 

Imagem: walcoo.net

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×