colu

Tu não te moves de ti

2 Flares 2 Flares ×

O título da coluna é uma singela homenagem à escritora taurina Hilda Hilst, referenciando o livro de mesmo título e também um trecho da ultima seção da publicação, na qual um professor de história política indaga a seu pai:  “Para onde vão os trens, meu pai? Para Mahal, Tamí, para Camirí, espaços no mapa, e depois o pai ria: também para lugar algum meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti.”

O livro é dividido em três partes, que concatenam cada uma delas o nome de um personagem e um substantivo: Tadeu (da Razão), Matamoros (da Fantasia) e Axelrod (da Proporção). Os personagens movem-se por seus impulsos,  desejos e  buscas pessoais. As histórias, criadas pela taurina com Mercúrio e Vênus também em Touro, se entrelaçam.

(A Terra se move e, ainda assim, somos o centro de nosso próprio mundo, nosso próprio território. Orbitamos junto aos outros como corpos físicos, feitos matéria, impulsos e consciência. Por mais que nos movamos,  não nos movemos de nosso centro, destino e mapa.)

Touro é um signo fixo e de elemento Terra. Trata da permanência. Dessa faceta da experiência que é estar encarnado: estar materializado num corpo de energia condensada, tendo experiências físicas e sensoriais. Entre as suas características, estão a solidez, a perseverança, a paciência,  a resiliência, a obstinação. E, justo por ter essas virtudes, e para mantê-las, pratica a resistência. Tem pouca mobilidade e é prático.  Move-se se houver garantia de recursos que lhe preservem a estabilidade. Touro é a manutenção da matéria, dos recursos e da própria vida, enquanto seu opositor Escorpião trata da impermanência.

(O humor da Hilda Hilst é daqueles que contestam até o seu lugar no mundo, a partir da lente de um sábio eremita, com anedotas e lições ácidas, e o tom provocativo recebe ainda influência de uma Lua aquariana, que precisa dar voz aos seus sentimentos e que, além de provocativa, é contestadora. A Vênus em Touro valoriza as experiências sensoriais, poemas com cheiros e cores, lascivos, lânguidos, e também o desejo de criar um elo entre o Sagrado e o Profano. Tudo é manifestação de vida. O seu ‘escritor’ interno habita a Casa do Sol. Seu Mercúrio está na casa de Leão, da criação. Como se não bastasse, recebeu de Júpiter as bênçãos para que seu serviço fosse propagar a linguagem. Seu mapa concentra os planetas na parte côncava da mandala, indicando uma personalidade mais voltada para o seu mundo interior.)

Esta semana, a Lua percorre a “subida” da fase Nova para a fase Crescente dentro da Lunação de Touro. Touro também é fecundidade e abundância de recursos. E esse tema me remeteu à Roda da Abundância, uma técnica de coaching que se baseia nos movimentos de doar/receber e conjuga os verbos: Declarar, Solicitar, Arriscar e Celebrar. Estamos na fase Declarar (Lua NOVA) para a fase Solicitar (Lua Crescente). O universo precisa ouvir as suas demandas. Na coluna da semana passada, indiquei que as necessidades fossem declaradas para a área de relacionamentos, pois a Lunação caiu na casa 7. Declare e Solicite os recursos e valores que almeja!

Segunda-feira
É dia da Lua. A partir das 14h25, a Lua estará acolhida em sua própria morada. Seu lar. A memória também é nutridora. Será que seremos eternas crianças carentes de afeto? Ou conseguiremos atingir um nível de autonutrição e independência emocional?

Terça-Feira
A Lua atua emocionalmente, facilitando as demandas e necessidades do ciclo taurino. Fará sextil a Vênus,  Júpiter e Mercúrio. É bom ter consciência do que está sendo declarado e solicitado para o Universo. Suas bênçãos e desejos  estão a caminho. Não Declare com base no que te dá medo ou assusta, Declare visando à abundância e valores venusianos.

Quarta-feira
O que de fato traz a sensação de seguranca e estabilidade parece estar mais claro. A Lua em câncer faz sextil ao Sol em Touro.

A Lua ingressa em Leão às 18h33. Ânimo e coragem fazem parte do vocabulário leonino.  A autenticidade tem valor. Deixe o seu poder criativo aflorar e sustentar os seus valores.

Quinta-Feira
A Lua em Leão faz trígono a Marte.  Expresse a sua marca pessoal. Como estratégia, arrisque. Arriscar é um outro verbo da Roda da Abundância.

À noite, a Lua faz trígono a Saturno. Ser reconhecido por sua coragem faz bem para o ego. Disciplina é para os fortes.

Sexta-feira
É sexta-feira 13. Ainda tem dúvida se deve apostar no seu poder de criar a sua realidade e plasmar as mudanças que você deseja em sua vida?

A Lua quadra Mercúrio. Não vá se gabar dos seus projetos e intenções. O que era uma demonstração de humildade e perseverança pode soar como soberba. Mercúrio está retrógrado, e a comunicação não está fluida.

Sábado
A Lua ingressa em Virgem na madrugada. Agora é hora de criar listas, metodicamente, para alcançar os seus objetivos. Sábado não é dia de descanso, não.  É dia de manter a ordem e disciplina.

Domingo
A Lua em signo de elemento Terra faz trígono aos planetas Mercúrio e Vênus. Um pouco de clareza mental e sensação de conforto. Relaxe, nada está sob controle!

Boa Semana!

Sol em Touro (até 20.05.2016)
Lua em Câncer  (09.05.2016 às 14h25)
Lua em Leão (11.05.2016 às 18h33)
Lua em Virgem (14.05.2016 às 2h52)
Mercúrio em Touro (até 12.06.2016) – Retrógrado de 28.04.2016 até 22.05.2016
Vênus em Touro (até 24.05.2016)
Marte em Sagitário (até 27.05.2016) – Retrógrado de 17.04.2016 até 30.06.2016
Júpiter em Virgem (até 09.09.2016) – Retrógrado de 08.01.2016 até 10.05.2016
Saturno em Sagitário (até 20.12.201) – Retrógrado de 25.03.2016 até 13.08.2016

Paula Maia é carioca, geminiana, trabalha com terapias que buscam o equilíbrio energético e é amante da natureza e da astrologia. Escreve neste espaço às segundas-feiras. Para saber mais sobre consultas astrológicas e reiki, entre em contato pelo e-mail: paula.maia@revistavertigem.com

Imagem: Hilda Hilst em 1999.

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 2 2 Flares ×