comp

Universo geek invade o Rio em família

0 Flares 0 Flares ×

O universo geek vai invadir o Rio de Janeiro neste fim de semana e vem em família. Amanhã, domingo, dia 26, o Solar das Palmeiras, em Botafogo, Zona Sul do Rio, receberá o Mundinho Geek, evento com uma série de atividades para crianças dos seis meses aos 12 anos e seus pais. Os ingressos online já esgotaram e haverá um número limitado à venda na hora.

As opções para passar o legado nerd aos filhos são variadas. Tem desfile cosplay para bebês e crianças, oficina de astronomia, robótica, jogos de tabuleiro e a festa Baby Boom, que fechará o evento, com o som do DJ Fabio Maia. Além disso, o Mundinho terá a participação especial da cantora Taryn Szpilman, que fez a voz de Elsa na versão brasileira de Frozen. A atriz vai fazer um pocket-show de rock clássico.

A produção do evento é da Imagem Cultural, com Juliana Rodrigues no comando, e a curadoria é feita pelo Pac Mãe, criado por um grupo de quatro blogueiras de São Paulo que juntaram duas paixões: seus filhos e o universo nerd. Segundo Juliana, o Mundinho Geek surgiu com a ideia de mudar o panorama atual, onde as mulheres são minoria nos cargos de liderança de eventos científicos. “A gente começou a perceber que há uma série de mulheres que está tentando mudar este cenário, mostrando que não são apenas meninas, são gamers e sabem de ficção científica e que são cientistas”, explica a produtora.

Para Aurea Gil, editora do site Pac Mãe, o Mundinho Geek é a concretização de um sonho do grupo. “Quando a Imagem Cultural apresentou a proposta, nossos olhos brilharam. Era tudo o que desejávamos! Sempre sonhamos com um evento nerd, que reunisse nossos gostos e paixões, e que fosse ‘kit friendly’”, diz a mãe do Samuel, acrescentando que a inclusão de crianças nesse segmento é inevitável. “As empresas que perceberem o quanto esse nicho é gigantesco certamente estarão um passo à frente.”

A ideia do evento é apresentar o conteúdo científico às crianças de forma lúdica e divertida. À frente das inúmeras atividades do evento, nomes de peso como o astrônomo e físico Alexandre Cherman, o engenheiro Eduardo Vieira, da Fun Factor, e o Conselho Jedi do Rio, que faz uma Academia Jedi. Além das atividades, haverá uma área de exposição, formada principalmente por mães empreendedoras, que promete vender de tudo um pouco relacionado ao universo geek: colecionáveis, fraldas e slings temáticos, roupinhas de criança e, claro, comidinhas para os pequenos e seus pais.

Solar das Palmeiras

A escolha do Solar das Palmeiras, um casarão centenário no coração do bairro de Botafogo, para acolher o Mundinho Geek não foi por acaso. “Os espaços de cultura e entretenimento não privilegiam, inclusive na arquitetura, o acesso a crianças e bebês. Por isso, a gente escolheu uma casa, e não um centro de convenções”, conta Juliana.

O local também foi pensado para a amamentação dos pequenos heróis, que será liberada em qualquer área do espaço. Segundo a produtora, em muitos ambientes culturais as mães não têm esse direito, apenas no banheiro. “A gente entende que as pessoas não devem comer no banheiro, muito menos os bebês.”

Para abrigar todas essas atividades, o Solar será dividido em três espaços. O deque, localizado na área externa, será dedicado às atividades para os bebês; a tenda principal, também no exterior da casa, reúne oficinas para as crianças maiores e seus pais, e a cozinha, ambientada como um superlaboratório de química, abrigará as oficinas de gastronomia e robótica. A infraestrutura do Mundinho Geek inclui ainda estacionamento de carrinhos de bebê, fraldário para mamães e papais.

Criada por Juliana Rodrigues, que é historiadora da arte e educadora, a Imagem Cultural é uma produtora pioneira em projetos de cunho educativo para museus e fundações nas áreas de ciência e tecnologia. Durante dois anos e meio, foi a responsável pelo projeto Estação Educativa do Planetário da Gávea, que adaptou para crianças menores de cinco anos o ensino de física e astronomia. Também cuida da parte educativa do Museu da Light da Energia e produziu eventos como a edição de 2015 da Jedicon, que é a convenção anual dos fãs de Star Wars.

Confira a programação completa:

Deque dos Bebês (área externa)

10h30 às 15h30 – Atividade Sensorial para Bebês – 6 meses a 2 anos

Brincadeira sensorial com objetos da cultura geek para bebês e familiares. Educadores estimulam a descoberta de novos sons, cores e texturas. Lotação: 20 bebês acompanhados por um responsável

11h30 – Desfile Cosplay Bebê e Mamãe – 6 meses a 3 anos

A música nerd vai embalar o desfile de mamães e bebês devidamente caracterizados com fantasias dos seus personagens preferidos. Lotação: 20 bebês acompanhados por um responsável

12h às 14h – Espaço de Convivência

Lotação: 20 bebês acompanhados por um responsável

16h – Roda de Conversa com Pac Mãe

As blogueiras do Pac Mãe falam da cultura geek a partir do ponto de vista de mulheres e mães engajadas em criar filhos livres de preconceitos e estereótipos.

Tenda de Atividades (área externa)

10h30 às 13h30 – Oficina de naves espaciais – 5 a 8 anos

Pais e filhos poderão construir naves espaciais. Lotação: 20 crianças por horário.

11h às 14h – Show de ciências – Com Eduardo Vieira da Fun Factor – Crianças de até 12 anos, acompanhadas dos responsáveis

O engenheiro de sistemas com pós-graduação em robótica Eduardo Vieira faz demonstrações de química, eletricidade, eletromagnetismo e física de maneira lúdica e divertida.

11h30 – Brincando de roda com o Sol e a Terra – Com Alexandre Cherman – Crianças a partir de 6 anos

O astrônomo e físico Alexandre Cherman ensina pais e filhos sobre os movimentos da Terra, estações do ano, fases da lua e do zodíaco. Lotação: 20 crianças

12h – Academia Jedi – Com o Conselho Jedi RJ – a partir de 6 anos

Nesta atividade, o seu Padawan receberá todos os ensinamentos de como se tornar um Cavaleiro Jedi. Lotação: A definir

14h30 – Desenhe o alien – Com o Astrônomo Alexandre Cherman – a partir de 6 anos

Crianças são apresentadas a um alien. Com a participação especial de um astrônomo Jedi! Lotação: 20 crianças

15h – Desfile cosplay de meninas e meninos – de 4 a 10 anos

Meninos e meninas se vestem como seu personagem favorito. E todos podem ser quem quiserem, independentemente de gênero. Lotação: 20 crianças

15h30 – Festa Baby Boom, com o DJ Fabio Maia – Faixa etária: Livre

O evento será encerrado em alto astral com pais e filhos dançando muito rock juntos.

Cozinha

11h às 13h30 – Oficina de gastronomia Panquecas de Toucinho – Com Nanda Café e Beni – A partir de 4 anos

Pais e filhos aprendem receitas inspiradas na cultura Geek. Lotação: 10 crianças acompanhadas pelo responsável por horário

12h às 15h – Oficina de robótica Arduíno – Com Eduardo Vieira, da Fun Factor – a partir de 9 anos

As crianças montarão um circuito para ativação automática de um motor. Lotação: oito crianças por horário

Varanda

10h – Abertura da área de board games – Com a Geekmen Store – 3 a 16 anos

Diversos jogos de tabuleiro, torneios com premiação oficial, Fast Play e muito mais.

Área de gastronomia

A partir das 10h, com hambúrguer nerd, docinhos temáticos e comidinhas saudáveis para os pequenos

Área de exposição

Vários produtos temáticos, feitos, em sua maioria, por mães empreendedoras.

Mundinho Geek
Domingo, 26 de junho, das 10h às 17h
Solar das Palmeira. Rua das Palmeiras, 35 – Botafogo
Ingressos: R$ 30 (terceiro lote). Crianças até 12 anos não pagam. Os ingressos online esgotaram, venda somente na hora, no local.

Nara Boechat é jornalista, analista de mídias sociais e uma tia nerd muito coruja. E-mail para: contato@revistavertigem.com

 

Foto principal:  Maíra Suarez

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×